segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PROCURAR UM DESPORTO



PROCURAR UM DESPORTO

Felizmente ainda temos
exemplos escolares
muito positivos
a seguir



Continua a procura por parte dos mais jovens, acompanhados pelos seus pais, do início da prática do andebol. Ainda em crescimento a modalidade tem conseguido encher os pavilhões dos clubes, embora escassos, em todo o pais. Vários grupos de jogadores com diferentes idades orientados por um treinador executam as mais variadas técnicas e habilidades. Começar em segurança e com orientação pedagógica adequada são dos primeiros princípios para motivar os jovens a ficarem no desporto e a sentirem a importância do seu desenvolvimento integral. Dar-lhes condições de sucesso como numa acção de finalização no andebol, criando a satisfação em obter um êxito imediato para só depois lhes ir criando dificuldades; ensinar o contacto físico com progressões ao seu ritmo gerando confiança para vencer o medo e semear o gosto pela defesa…mostrar planeamento, organização e regras de forma a criar dinâmica na disciplina e rigor são outros dos passos que qualquer treinador deverá saber implementar. Quem não se lembra do seu primeiro treinador? Para mim ficará sempre a imagem de um ídolo que nos passava o seu conhecimento e paixão. Mais do que um treinador, um educador! Sempre com uma palavra amiga, acolhedora mas de exigência, conseguia envolver-nos numa equipa e criar uma mística que não nos permitia desistir ou deixar o clube. Os valores do desporto, bem transmitidos e assimilados, são das ferramentas mais valiosas que hoje o mercado de trabalho e a integração na sociedade exigem. Hoje são vários os entraves para a prática regular do desporto pelos mais jovens, na maior parte dos casos bem paga ainda não lhes proporciona as condições ideais de prática nem treinadores que assegurem as bases do ensino e domínio técnico. Entram cedo, saem tarde e cansados da escola! Muitas vezes não conseguem encontrar horários compatíveis com os dos pais, clubes ou meios de transporte para praticarem as suas modalidades de eleição. Tudo se podia inverter se a cultura desportiva e a política na formação conseguissem transformar as mentalidades e ganhar os espaços que merecem, nomeadamente no seu meio propício – o escolar. Mesmo nas escolas particulares ainda assistimos a uma política pouca motivadora e conservadora na implementação de programas de desenvolvimento desportivo e competitivo. Felizmente ainda temos exemplos escolares muito positivos a seguir!

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