segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dias de Equipa

No planeamento e periodização anual é fundamental reservar dias de forma a construir e reforçar o grupo através de actividades realizadas fora do ambiente natural de trabalho. Estes dias de equipa servirão para parar e reflectir aprofundadamente sobre o espírito, os valores e a própria missão da equipa.
É imprescindível discutir as várias dimensões do trabalho colectivo. A estratégia, o sistema de jogo ou mesmo a forma como vimos a treinar o nosso dia-a-dia. Executando tarefas ou desafios que as pessoas não estão habituadas a realizar diariamente actividades práticas de liderança, jogos psicológicos para a dinâmica de grupo, percursos enérgicos ou exercícios que promovam a cooperação, o compromisso e a superação.
Ao expormos a equipa a este tipo de vivencias, melhoramos a vida em equipa sustentado numa maior capacidade de entreajuda e aceitação dos pares, criamos um reforço motivacional, aumentamos o sentimento e orgulho de pertença, ao mesmo tempo que reconhecemos a importância de todos. É neste tipo de reuniões que se encontram e discutem as regras, os princípios e os valores que nos ajudarão a saber estar em equipa.
UMA EQUIPA NASCE ATRAVÉS DA ATITUDE DAS PESSOAS QUE A CONSTITUEM

No Andebol temos vindo a utilizar estas acções de team building, com maior ou menor intensidade, no sentido de potenciar a pessoa e a equipa não deixando que a acomodação ou a pressão se tornem uma adversidade. Estas dinâmicas ajudam-nos a olhar para soluções, dando um maior destaque aos pormenores e aos princípios básicos, que normalmente esquecemos e eliminamos da nossa acção diária. Uma equipa nasce através da atitude das pessoas que a constituem e por isso é de vital importância a existência de um só espírito de equipa que a mantenha activa e coesa.
Muitas vezes não são estratégias geniais que escasseiam às equipas mas a falta de rigor, coragem e humildade para vencer nos momentos decisivos. As vitórias constroem-se na simplicidade e alegria dos tempos vividos em equipa. Ganhar e perder é e será sempre uma acção colectiva!
Por
Tomas Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário